Os Continentes no Brasfoot:Europa
Olá pessoal resolvemos fazer uma série de análises dos continentes no Brasfoot 2012, falando algumas coisas sobre eles, como os melhores times, jogadores, seleções, competições etc. Enfim, um raio-x de cada continente no Brasfoot 2012. E nada mais justo que começar com o continente que tem o país berço do futebol, a Europa, que tem diversas equipes de grande reputação, jogadores de altos níveis etc.
A Europa e seus times
Dentre todos os times europeus, temos alguns que se destacam bastante, tanto por seus níveis/reputações quanto por seus jogadores. É o caso de alguns, os quais vou citar abaixo:
- Barcelona – Espanha: A equipe catalã, além de possui o maior nível e reputação do Brasfoot, tem como astros os jogadores Messi, Xavi e Iniesta. É uma equipe quase imbatível, que gosta de jogar pelo meio, com seus meias no toque de bola. Seus estilo de marcação não prejudicam tanto os zagueiros, que quase não recebem cartão amarelo.
- Real Madrid – Espanha: Para desbancar um arquirrival, por que não um time do mesmo país na segunda colocação?! Então, é o Real Madrid o segundo no ranking europeu. Com Cristiano Ronaldo, Kaká e Casillas como destaques, quem precisa de time melhor? O Real Madrid joga muito bem pelo meio quando seus meias, Kaká e Özil, estão juntos. Cristiano Ronaldo atua muito bem como ponta-esquerda e ajuda em ataques pelas laterais. A marcação é sempre leve, fazendo com que os zagueiros titulares sejam suspensos muitas vezes…
- Chelsea – Inglaterra: Com grandes jogadores, como Fernando Torres, Petr Cech e Lampard, está entre os 3 melhores da Europa por conta dos seus tipos de jogo, que podem variar conforme as partidas. No Brasfoot, o Chelsea aposta muito na retranca contra equipes grandes, isso porque possui meias de armação muito fortes, com atacantes matadores. Contra equipes pequenas, o Chelsea se solta mais, dando mais liberdade aos laterais (que marcam mais em jogos difíceis), para que eles criem mais jogadas e sirvam, assim como os meias, os atacantes na área.
- Liverpool – Inglaterra: Outro time que desbanca seu rival, o Liverpool tem Gerrard e Reina como os líderes do time. É um time bem tradicional nas suas táticas, usa quase sempre um 4-4-2 e não é de ir muito pra cima, mas também não é de só ficar acuado na defesa. Sabe sair bem pro jogo e também sabe se proteger. É um time bem equilibrado, mas que, claro, tem suas falhas, principalmente na zaga, que tem jogadores de más características, como Cabeceio/Resistência e Desarme/Passe.
Os principais jogadores
Dentre as centenas de jogadores que atuam na Europa, há vários que são de outros continentes, mas isso não os impede de se serem um destaque na Europa. Um belo exemplo é o Messi, que é argentino. Não é só ele, como podemos ver abaixo em uma lista de 11:
- Casillas – Real Madrid: O goleiro mais forte da Europa joga no Real Madrid. Suas características são Reflexo/Colocação, o que o torna uma muralha. Seu defeito é tomar gols de faltas, no mais, nada de defeitos. Enfim, é um goleiro estrela, que brilha nos gramados. Serve muito para ser capitão.
- Daniel Alves – Barcelona: Quem diria um brasileiro, e que joga no time rival do Real Madrid?! Pois é, o Daniel Alves é um lateral-direito, de sair muito pro jogo. Também é estrela, bate faltas muito bem e consegue jogar bem na marcação (mesmo que você não perceba, mas quando o adversário ataca pelas laterais é difícil do Barcelona levar gols). Seu passe é altíssimo, então é muito difícil de ele sair do Barcelona. Tem 28 anos e conseguirá jogar bem até os 35.
- Marcelo – Real Madrid: Mias um brasileiro, de mais um rival do Barça… Pois é, o Marcelo é um jogador ao contrário do Daniel Alves apenas no seu estilo de jogo: prefere ficar mais na defesa, ajudando a zaga. É difícil ele sair pro jogo, só sai quando joga como ala e olhe lá! Um típico lateral-esquerdo defensivo, apoia nas jogadas pelas laterais e defende nas jogadas pelo meio.
- Ferdinand – Manchester United: Um zagueirão raçudo, grandalhão, Rio Ferdinand não perde a chance de estar aqui por duas coisas: é estrela e tem muita experiência. Tem 34 anos mas geralmente sua força é sempre acima de 62, o que aumenta ainda mais o seu tempo de atividade. Se bem na sua equipe, pode jogar tranquilamente até os 40 anos. Aí é que fica a dúvida: ou aposentá-lo, para voltar um jovem estrela, ou vendê-lo, pois vale sempre mais de 20 milhões ou então tê-lo como experiente no time… Eu recomendo sempre colocá-lo pra jogar, não importa a idade.
- Puyol – Barcelona: Outro jogador experiente e raçudo, o Puyol se dá muito bem na marcação, pois suas características são Marcação/Cabeceio. Seus companheiros de equipe são muito entrosados, por isso o Barça sempre está bem nas estatísticas. O Puyol ajuda muito por conta da experiência e força, além disso, sempre está fazendo gols nos jogos. Quando titular, é sempre bom colocar um jogo pelo meio.
- Gerrard – Liverpool: Um clássico meia-armador, Gerrard também tem muita experiência e força. Também é estrela e bota moral no Liverpool, clube onde atua. Joga bem na direita, mas na esquerda ele também sabe as manhas… O que o ajuda mesmo é sua força, que é, na maioria das vezes, acima de 63. Joga bem em ataques pelas laterais e em jogo equilibrado. Ele auxilia na posse de bola nos jogos.
- Iniesta – Barcelona: Um jogador mais de ataque, Iniesta está entre os mais fortes meias. Suas características Finalização/Passe permitem-lhe jogar bem tanto armando quanto chutando, tanto pelo meio quanto pelas laterais. Se bem posicionado e sempre regular, estará ajudando bastante nos passes e gols do time.
- Diarra – Olimpique Marseille: Estrela e experiente, atua como volante, daqueles clássicos, com as características Marcação/Desarme. Joga bem em formações 442 ou 442 ofensivo, mas sai pouco pro jogo devido às suas características. Consegue aumentar bastante os desarmes da equipe lá nas estatísticas.
- Pirlo – Juventus: Outro jogador conhecido internacionalmente por suas cobranças de falta, no Brasfoot ele também tem a característica de finalização. Já dentro de campo ele é bem mais de contenção, pois atua com as características Marcação/Finalização. Joga bem em ataques totais, pois sabe finalizar bem. Por ser estrela, faz muitos gols de falta também. Por ser experiente, serve de capitão do time.
- Cristiano Ronaldo – Real Madrid: Um cracasso, joga muito bem como ponta-esquerda. Faz muitos gols em jogadas por contra-ataque pelas laterais, mas também joga bem pelo centro em jogadas pelo meio. É aquele clássico segundo-atacante, não o que faz gols, mas o que ajuda a fazer gols. Nas cobranças de falta, ele sempre vai marcar o seu gol. No ataque total ele também pode atuar como segundo atacante canhoto. Suas características são Drible/Finalização.
- Messi – Barcelona: Possui as mesmas características de Cristiano Ronaldo. Praticamente a mesma coisa, porém ele também pode ser usado como capitão da equipe. Joga bem como segundo-atacante, mas sempre na esquerda.
As principais seleções
Dentre todas as seleções europeias, podemos destacar algumas, que possuem bons jogadores. São elas:
- Alemanha: Possui sete jogadores que se destacam, além de outros que também são grandes promessas, como Özil, Draxler e Leno. A seleção alemã tem como ponto forte o meio/ataque, até porque seis dos sete jogadores estrelas da seleção são meias/atacantes.
- Espanha: Assim como a Alemanha, também possui sete estrelas, fora outras jovens promessas, como é o caso de Isco, Didac Vilá e Azpilicueta. O ponto forte da Espanha, assim como a Alemanha, também é o ataque, até porque cinco dos sete jogadores são meias ou atacantes. A Espanha joga bem no ataque-total por conta de ter três meias e três atacantes, os quais são estrelas.
- Holanda: Com um total de cinco estrelas, sendo três meias e dois atacantes, a Holanda, pelo menos na parte dos jogadores estrelas, não tem nada de defensivo, não. Também joga bem no ataque total, mas consegue fazer boas partidas jogando em jogo equilibrado. Seu principal jogador é Van Persie, do Manchester United. Sua principal promessa é Maher, do AZ Alkmaar.
- Inglaterra: A Terra da Rainha também está cheia de jogadores estrelas, que totalizam sete. Gerrard é o mais forte, porém Rooney é sempre o artilheiro. Dos sete jogadores estrelas, três são meias e apenas um é atacante. A maior promessa da atualidade é Oxlade-Chamberlain, que atua como meia-esquerda do Arsenal. Walker, lateral-direito do Tottenham, também é uma boa para as equipes que são mais ricas, até porque seu passe é muito alto.
Fora essas quatro, ainda temos algumas que têm menos jogadores estrelas, como Portugal, Itália e França. Poucos são as seleções europeias que conseguem realmente um destaque sobre as outras, como é o caso das quatro citadas acima.
Análise final
Em síntese, a Europa é um continente que revela novos jogadores, ajuda na valorização de jogadores vindos de outros continentes. Não apenas isso, mas a Europa possui os melhores jogadores do mundo, que, se em um único time, poderiam formar um Dream Team ou Time dos Sonhos. Imagine-se no comando de uma equipe que tem jogadores como Cristiano Ronaldo e Messi na frente, Kaká, Pirlo, Diarra e Iniesta no meio, Puyol e Ferdinand na zaga, Daniel Alves e Marcelo nas laterais e Casillas no gol. Nada mal, não é? Pois é, a Europa é uma verdadeira fábrica de novos jogadores e valorizadora de jogadores vindos de outros lugares.
Porém, podemos perceber que se começarmos já por cima a carreira fica meio chata e sem graça, até porque a emoção verdadeira do Brasfoot é ir subindo, é passar pelos mais diversos obstáculos. A escolha fica a critério do jogador: começar por cima, sem dificuldade alguma ou começar com pequenas equipes sem expressão? A única coisa que eu sei é que a Europa é, no Brasfoot, o continente que mais valoriza jogadores.
Bom, a primeira parte da série termina aqui. O que acharam? Tem alguma ideia ou sugestão de post? Tem alguma dica, crítica ou sugestão a fazer? Comente, e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário